Também chamada de ceratoscopia computadorizada, é o exame responsável por avaliar possíveis alterações da anatomia da córnea.
Procedimente fotográfico que estuda toda a superficie corneana atraves do seu relevo e traduzido estes por um espéctro de cores onde temos condições de avaliar em três dimensões seus desníveis, auxilia no diagnóstico de doenças corneanas, 
Este exame ocular é indicado para o diagnóstico de doenças da córnea assim como no pré-operatório de cirurgias refrativas e catarata e no controle pós operatório de transplante de córnea.

Usado também na adaptação de lentes de contato e no controle da evolução das ectasias corneanas.

O Topógrafo é o aparelho que captura e processa a imagem dos discos de Plácido.

As alterações na reflexão dos anéis são analisadas por programa do computador que fornece mapas em cores de fácil interpretação.

As cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) correspondem as áreas mais curvas, as frias (azul, verde) as áreas mais planas.
Assim, a tomografia da córnea é usada para a caracterização das superfícies anterior e posterior da córnea, juntamente com o mapeamento da paquimetria.

Os índices topométricos derivados da curvatura anterior da córnea podem ser utilizados como parâmetros objetivos para detectar ectasia. 
Isto pode ser bem exemplificado em pacientes com ceratocone muito assimétricos, onde um dos olhos apresenta padrão topográfico clássico de ceratocone e o olho contra-lateral apresenta topografia “normal”. Neste olho com superfície “normal” é possível identificar índices tomográficos alterados.

 

Alguma dúvida, ligue-nos: